quarta-feira, 17 de junho de 2009

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO - VITÓRIA DO AFETO







Eliana Bayer Knopman


----No último dia 31, a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, nas pessoas de sua Juíza Titular, Dra Inês Joaquina, e das técnicas Psicóloga Eliana Bayer e Assistente Social Catia Aguiar, abriu suas portas mais uma vez para comemorar o Dia Nacional da Adoção.
----O tema deste ano foi “Adotei. E Agora?”, escolhido com a finalidade de falar do momento pós-adoção na família e na comunidade.
----Para tratar deste tema foram convidadas a palestrante Dra Raquel Santos Pereira Chrispino, Juíza de Direito Titular da Vara de Família de São João de Meriti, que proferiu a palestra “Nosso filho chegou! O Impacto da Adoção na Dinâmica Familiar” e as palestrantes Maria Cristina Peres Guarilha, pedagoga, professora e diretora da Escola de Maria, e Rosali Cascone, pedagoga, mãe adotiva e diretora da Creche Florescer, que trataram em sua apresentação do tema “Mãe, a professora pediu a foto da barriga! A Adoção no Contexto Escolar”.
----A platéia, composta de famílias adotivas, colaboradores da VIJI, membros do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e de amigos da adoção, participou com perguntas e depoimentos sobre sua experiência como famílias formadas pela adoção.
----Os participantes puderam se confraternizar durante o almoço organizado pela Colaboradora Maria Angela Guedes.
----A chegada do filho tão sonhado coroa a longa e ansiosa espera. Nesse momento, no entanto, é que se iniciam os desafios da nova família. Os naturais percalços do dia a dia impõem, ao lado das muitas alegrias, uma grande porção de dificuldades, frustrações e muitas dúvidas.
----O Judiciário não pode considerar encerrado seu trabalho com o trânsito em julgado da sentença de adoção. A família recém criada pede e precisa do nosso apoio e esse suporte vem sendo dado em Teresópolis através do Grupo de Apoio Dedo de Deus na Adoção, que representa os “braços longos” do Juizado, que abraçam essas famílias em seus anseios. Como revelar a adoção? Quando? Adotar irmãos? Adolescentes? Crianças de outras etnias? E se minha família não aceitar meu filho? Crianças adotadas são revoltadas? Devo consultar sobre a adoção na escola? Muitas perguntas, muitas respostas, muita reflexão.
----O tema do evento de Teresópolis foi inspirado nos encontros entre a equipe da VIJI, famílias formadas por adoção e biológicas, futuros pais, amigos, todos autoridades em seus saberes, experiências e desejo e trocar e promover a adoção.

----A Juíza Titular Inês Joaquina fechou o evento reforçando o compromisso da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis com a garantia do direito de crianças e adolescentes a serem filhos de famílias verdadeiramente afetivas e responsáveis.
----A equipe da VIJI convida todos os interessados a comparecerem às reuniões do Grupo de Apoio, que acontecem na última 3a feira de cada mês a partir de 18:30h no plenário do Fórum de Agriões. Venham fazer parte de nossa família!