terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PROGRAMAS DA VIJI TERESÓPOLIS



  • FIQUE ESPERTO! - em construção

  • Núcleo de Valorização da Gravidez - Através de encontro semanal busca-se o apoio às gestantes adolescentes. Objetivos: desestimular o aborto, orientar sobre cuidados na gravidez e preparação para o parto, bem como sobre contracepção, para evitar a repetição da gravidez acidental. Tenta-se evitar rupturas familiares, tão comuns nessas situações de gravidez precoce. Encaminha-se as jovens aos exames e consultas médicas necessárias. Dentro do possível, a partir de doações, se auxilia na formação do enxoval da criança. Há apoio de orientadores voluntários e de profissionais de saúde.

PROGRAMAS COORDENADOS PELOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL *


  • Apoio à Adoção -Para orientar e apoiar os pais adotivos, facilitando o convívio, inibindo a possibilidade de devolução. Métodos: encontros de mútua ajuda, monitorados pela equipe técnica, com realização de palestras e atendimento individualizado. Do Programa resultou a criação do Grupo de Apoio: “O Dedo de Deus na Adoção”. Anualmente se comemora o “DIA NACIONAL DA ADOÇÃO” (25 de maio) em evento que dura o dia inteiro. A comunidade comparece e participa de debates, ouve palestras, conhece famílias que comparecem com seus filhos do coração para dividir sua alegria e experiências.


  • Lar Acolhedor - Sob a responsabilidade da equipe técnica da Vara e de Colaboradores Voluntários , visa à melhora das condições de vida das crianças e jovens abrigados nas instituições do município, estabelecendo relações afetivas entre elas e seus “amigos sociais”, criando laços familiares substitutos, ainda que provisórios, minimizando os sentimentos de exclusão social. Eventualmente pode ocorrer de os amigos sociais caminharem na direção do pedido de guarda ou mesmo adoção. Os “amigos sociais” podem receber também direitos e deveres de guardiões temporários, para finais de semana e feriados.