terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ECA PARA FAZER ECO - UM RESUMO DO ECA



-----Na comemoração dos 18 anos do ECA a VIJI Teresópolis realizou, em parceria com diversas entidades e organizações (como o CMDCA, o Conselho Tutelar, Nossa Teresópolis, Secretarias de Educação e de Segurança Pública, escolas, etc) uma campanha de esclarecimentos sobre o ECA, tão mal falado e tão pouco conhecido.

-----Foram impressos cartazes e panfletos com o texto abaixo.

-----Utilíssimo para que compreendamos melhor esta Lei tão especial.

--


Teresópolis nos 18 anos do
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
Você tem feito a sua parte?


ENTÃO PRESTE ATENÇÃO:
  • DAR BEBIDA A MENOR DE 18 ANOS (mesmo no almoço de casa ou no churrasquinho de amigos), É CRIME. Sabia?
  • DEIXAR CRIANÇA OU ADOLESCENTE TER ACESSO A ESTÍMULOS SEXUAIS FORA DE HORA (sexo precoce, ‘dança da garrafa’, ‘dança do créu’, programas eróticos, vídeos pornográficos) É SEMPRE CRIME OU INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA. Você tem cuidado nessa área?
  • O MENOR DE 18 ANOS PRESTA MAIS ATENÇÃO A EXEMPLOS DO QUE A PALAVRAS. Não adianta dar bons conselhos e viver de forma irresponsável.
  • EDUCAÇÃO NÃO É TRABALHO SÓ DA ESCOLA. ACIMA DE TUDO É TRABALHO DA FAMÍLIA. MAS TAMBÉM DO EMPRESÁRIO, DO GARÇOM, DO TROCADOR DO ÔNIBUS, DO FEIRANTE... de todos, enfim. Com nossos atos, cuidados e exemplos, somos todos educadores, queiramos ou não. Que sejamos bons!
  • NÃO USE O ECA COMO DESCULPA. A LEI NÃO PROÍBE QUE VOCÊ EDUQUE SEU FILHO. ELE NÃO PODE TUDO. O Código Civil (artigo 1.634,VII) diz que é obrigação do pai e da mãe exigir dos filhos respeito e obediência. E claro que isso deve ser feito com autoridade amorosa, nunca com espancamento. Seu filho tem direito de ser respeitado!
  • MÃE É PRECIOSA, SEMPRE. MAS SE VOCÊ É PAI, SAIBA QUE VOCÊ É FUNDAMENTAL. Seja um pai participativo e presente.
  • NINGUÉM PODE SUBMETER O JOVEM A RISCOS. NEM ELE PRÓPRIO. Jovem: evite situações de alcoolismo, drogas, sexo precoce, violência, etc, que possam prejudicar a sua vida, saúde física e psicológica e integridade afetiva e moral.”