terça-feira, 16 de dezembro de 2008

VOCÊ QUER ADOTAR UMA CRIANÇA?


-----Primeiro reflita bem sobre as razões do seu desejo. Não se deve pensar em adotar por impulso, por pena, porque se perdeu um filho querido, porque a relação do casal não vai tão bem e "um filho poderia ajudar", ou porque quer fazer caridade. É necessário o autêntico espírito materno/paterno para que a adoção dê certo.

-----Você precisa ser maior de 18 anos. Não faz diferença, para cadastrar-se, se você é ou não casado. O primeiro passo é dirigir-se à VIJI-Teresópolis e procurar o Setor Técnico. Você será atendido por nossa gabaritada equipe de Assistentes Sociais e Psicólogas. Leve seus documentos pessoais, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, atestado de sanidade física e mental, declaração de idoneidade moral - apresentado por duas pessoas sem relação de parentesco com você.

-----Daí será iniciado um processo judicial que se chama "habilitação para adoção". Você será visitado e entrevistado por nossa equipe técnica. Após o parecer da Assistente Social e da Psicóloga, o Promotor de Justiça dá sua opinião. O Juiz então determina que você seja inscrito no cadastro dos habilitados à adoção.

-----Existe uma lista de espera, uma "fila", onde seu nome constará em ordem de chegada. Assim que surgir uma criança com o perfil indicado por você, você será convidado a conhecê-la para se ver a possibilidade, inicialmente de uma guarda. Daí se estuda a viabilidade da adoção.

-----A adoção concede ao adotado direitos integrais de filho legítimo. A certidão de nascimento da criança não fará qualquer menção à adoção, sendo dela apagados os registros anteriores.

-----Você será acompanhado por nossa Equipe Técnica, antes, durante e depois do processo de adoção. Temos programas e eventos para isso (veja em programas).

-----Após habilitado você poderá também requisitar o seu Certificado de Habilitação, com o qual poderá se inscrever também em outras Comarcas.