terça-feira, 23 de junho de 2009

CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


----Sob o comando do Presidente do CMDCA, nosso querido e exemplar Francisco Motoni, aconteceu hoje, 23/06/09, no SESC, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

----A discussão, neste ano, visou o tema estabelecido pelo CONANDA: “Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: construindo e consolidando as diretrizes para um plano decenal”.

----Após a abertura dos trabalhos, a mesa foi composta, sob a direção do Presidente do CMDCA, e a participação da Promotora de Justiça, Drª Cindy Chao Barreto, do Subsecretário de Desenvolvimento Social, Rudimar, do representante da VIJI-Teresópolis, e das esposas-representantes do Prefeito Municipal e do Dep. Nilton Salomão.
----Na sequência, houve proveitosa palestra da Drª Flávia, experiente advogada e militante da ONG Projeto Legal.

----Em grupos, o participantes debateram os seguintes eixos: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania; e Gestão da política.

----As propostas elaboradas durante o evento serão apresentadas nas conferências estadual, em setembro, no Rio de Janeiro, e nacional, de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

----Ao final, foram eleitos os delegados de Teresópolis, que são: Lurdes (pela Secretaria de Educação); Quico (pelo Filhos do Coração); Regina (do Conselho Tutelar, tendo como suplente a Conselheira Rafaela); Deise (pelo CRIAM, tendo como suplente Elza Pacheco) e dois adolescentes, representando a ONG Padrão Águias e o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.

----Como destaque, a boa participação da VIJI, que se fez representar pelas Comissárias de Justiça Léa e Fátima Gil, pela Técnica Judiciária Dionéa, pela Psicóloga Eliana (que atuou como mestre de cerimônias) e pelo Serventuário Denilson.

----Parabéns ao CMDCA e a todos que se esforçaram para o sucesso do evento.