quarta-feira, 7 de julho de 2010

ATIVIDADES DO CONSELHO JUVENIL


CONSELHO JUVENIL COMPARECEU À CÂMARA DE VEREADORES para entregar aos edis a Carta dos Estudantes de Teresópolis, aprovada pelos participantes do I CONEST. Na carta, tomam posição quanto ao atual quadro, protestando contra o bullying e a idéia de uma "geração perdida". A Presidnete Ana Clara usou da palavra, sendo depois, os Conselheiros saudados pelos vereadores Ademir Enfermeiro, Carlão e Marcelo Medeiros. O vereador Cláudio Mello, além de usar da palavra para saudar a iniciativa propôs um voto de congratulações aos Conselheiros, aprovado por unanimidade e entregue, conforme foto acima.

CONSELHO JUVENIL COMPARECEU À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Lá foram recebidos pela Secretária Magaly Tayt-Sohn, a quem entregaram a Carta dos Estudantes de Teresópolis, aprovada no CONEST. A comitiva foi composta pela Presidente Ana Clara Monsores Pedrosa e pelo Vice-Presidente Michel Salles. Conforme a Assessoria de Imprensa da Secretaria:
"Durante o encontro, eles explicaram seus principais anseios, pediram apoio do Governo Municipal (...) Dos 18 conselheiros, estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação a presidente do Conselho Juvenil, Ana Clara Pedrosa, 15 anos, e o vice, Michel Salles, 19 anos. “Queremos primeiramente agradecer o apoio que a Secretaria nos deu para a realização do I CONEST e trazer ao conhecimento da Secretária de Educação a Carta dos Estudantes, aprovada no Congresso”, explicou Ana Clara, que é ex-aluna da Escola Municipal Ginda Bloch. Ela elogiou a vinda da Faculdade de Turismo da UERJ para Teresópolis como uma grande conquista para os estudantes, afirmando que faz parte das metas do Conselho Juvenil a luta pela instalação de outros cursos públicos de nível superior na cidade. Michel Salles, estudante da Escola Estadual Higino da Silveira, lembrou que o principal objetivo do Conselho é promover o desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, solidários e, sobretudo, conscientes. “Somos uma geração marcada pelo estigma do bullying (violência física ou psicológica), das drogas e do sexo, mas queremos mudar isso”, garantiu Michel. “Acreditamos que através de projetos e campanhas de conscientização poderemos diminuir a violência e o abismo que separa a rede pública e a rede particular de ensino, promovendo uma maior integração e união entre os estudantes e agindo para contribuir na melhoria do panorama educacional de nosso município”.

A criação de grêmios estudantis, a implementação dos Conselhos Escolares e a necessidade do apoio da Secretaria de Educação na divulgação das propostas do Conselho Juvenil também fizeram parte da pauta do encontro. "
O CONSELHO JUVENIL ESTEVE TAMBÉM NA ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), para entregar a Carta dos Estudantes. Pretendem ainda efetuar novas entregas do documento e, depois, lutar pela implementação das decisões do CONEST, dentre as quais destaca-se a criação de Grêmios.