sábado, 17 de outubro de 2009

EMOÇÃO E APRENDIZADO NO ENCONTRO DE ADOÇÃO



---Informalidade, emoção e densidade. Afeto organizado. Bondade ativa. Gente com senso de missão. Comunhão de propósitos entre pessoas e instituições que costumam divergir em outras áreas.
---São essas as expressões que indicam a tônica, o bom sabor deixado pelo bem sucedido VI Encontro Estadual de Grupos de Adoção, realizado em 16 e 17/10/2009, no Hotel Alpina,em Teresópolis.

---Após o estímulo ao diálogo e ao consenso, na abertura feita pela anfitriã, Juíza Titular da VIJI-Teresópolis, Drª Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho, apresentou-se lindamente o Coral de Crianças e Adolescentes do CRER-Sendo. Daí para a frente, “banquete”, cujo início foi presenciado pelo Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Dr. Habib, do Presidente do CMDCA, Francisco Montoni, pela Deputada Federal Solange Amaral e outras autoridades.

---Cerca de 200 participantes, vindo dos mais diversos lugares, desde cidades remotas do Rio de Janeiro, além de delegações dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, ouviram palestras candentes, como a da Desembargadora Conceição Mousnier, Coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção. Não faltaram depoimentos emocionados e emocionantes como o de Carla Penteado, que falou sobre Adoção Tardia e Especial. Destacou-se a Assistente Social da VIJI-Teresópolis, Cátia Regina da Silva Aguiar, partilhando com os presentes o modelo de trabalho da equipe técnica da VIJI-Teresópolis, que estimula o “apadrinhamento” como caminho preparatório para a adoção. Ocorreram descrições do modus operandi de instituições, como a da ONG Quintal da Casa de Ana, de Niterói, e de modelos organizativos, como o MCA – Módulo Criança e Adolescente, criado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, apresentado pela Drª Rosa Carneiro.

---Via-se que a platéia era militante, interessada, solidária. Isso porque, por óbvio, eram, em sua maioria, integrantes de Grupos de Apoio à Adoção, esse mecanismo que é uma realização concreta da possibilidade de parceria construtiva e ideal entre militância social e agentes institucionais. Um mix de grupo de ajuda mútua com agência de militância. A troca de experiências se mescla à emissão de documentos, à fiscalização de entidades, à reinvidicação e à pressão institucional.

---Durante todo o Encontro, destaque para a nova Lei de Adoção, considerada uma conquista e um estímulo, que perpassou várias das falas no Encontro. Destaque adicional, conforme os participantes, a participação conjunta e inédita, tanto dos Grupos, como do Ministério Público e do Judiciário, todos com o mesmo objetivo.

---Ao final, nos sorrisos e emoções que se via no rosto dos participantes, o balanço: uma indiscutível vitória dos que tanto batalharam pela realização do VI Encontro. Sob a coordenação principal da técnica da VIJI-Teresópolis, Eliana Bayer Knopman, laborou com êxito um grande staff que contava, além da técnica Cátia Regina, com voluntários (dentre os quais se destacaram – para citar apenas alguns – a dupla de Renatas, a Regina Sanchez, a Mariângela, o Max, e algumas diligentes promajianas), participantes do Grupo local (Dedo de Deus na Adoção) e serventuários da Vara da Infância de Teresópolis.

---Decidiu-se que o próximo Encontro ocorrerá, em 2010, no Rio de Janeiro. A Vara da Infância informa que as reuniões locais do Grupo Dedo de Deus na Adoção acontecem todas as últimas terças-feiras de cada mês, às 18:30 horas, no auditório do Juízo.

---Que o esforço, a solidariedade e o diálogo sirvam de estímulo a outras iniciativas.