Após a verificação, pela Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos de que eram inverídicas e absurdas as acusações envolvendo crianças e adolescente em boatos de descaso, maus tratos e adoções irregulares em face da catástrofe ocorrida em Teresópolis, veio a proposta de que se organizasse aqui um comitê de proteção infanto-juvenil.
Numa cidade que conta com serviços da Vara da Infância, com o zelo da magistrada titular, Drª Inês Joaquina, com atuação presente do Conselho Tutelar, com CMDCA instalado e Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS e CRAS em funcionamento, a proposta pareceu desnecessária.
Entretanto, viu-se que era uma forma de fazer melhor circular a informação, coordenar esforços e iniciativas e dividir o trabalho, criando também um foro privilegiado para o debate com o Executivo das 03 esferas de governo.
Assim, foi instalado formalmente em 24/01/2011 o COMITÊ DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DA CHUVA - Teresópolis (RJ).
Todas as informações sobre a sua já dinâmica atuação (inclusive fomentando a criação de um Conselho Municipal de Abrigos Emergenciais) se encontram no blog criado pelo grupo, no endereço "comitevitimasdachuva.blogspot.com"